terça-feira, 10 de novembro de 2009

Língua Portuguesa: O que é Letramento? - TP4


Em cinco de outubro do corrente ano foi realizado o estudo do TP4, de Língua Portuguesa, ministrado pela Professora Formadora Madalena Amorim. Acompanhe o relatório apresentado pela Formadora e fotos do encontro:

Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II Língua Portuguesa

Coordenação Local: Alan José

Professor-formador: Maria Madalena de Oliveira Amorim

E-mail: man.da.0@hotmail.com

Município: Teixeira – Paraíba

RELATÓRIO REFLEXIVO DAS UNIDADES 13 E 14 DA TP4


O QUE É LETRAMENTO?


Aconteceu hoje, aos cinco de outubro do corrente ano, nas dependências da Escola Municipal José Elias de Amorim, no horário da manhã. Como de costume, iniciamos com a apresentação de uma mensagem em Slide:”Avance sempre” de Rubem Alves, dela podemos refletir, que mesmo diante de tantos contratempos em relação a nossa profissão, continuamos na luta, firmes e apaixonados pelo que fazemos e cada avanço do nosso aluno, por menor que seja, para nós é motivo de alegria. Em seguida fizemos uma reflexão da Mensagem também de Rubem Alves “ O Prazer da Leitura”, onde o mesmo faz uma crítica aos métodos de alfabetização “ sintéticos”, considerando antiquado o “decoreba “ e enfatizando o belo e o prazeroso - o momento de alfabetizar. Como o nosso foco de estudo seria voltado para os Processos de Leitura e Escrita: Leitura/Alfabetização e Letramento/ Cultura, voltamos nossas reflexões para os seguintes questionamentos direcionados aos cursistas: No processo de alfabetização, podemos considerar que somos letrados??? Para você o que quer dizer uma pessoa letrada???

Após alguns questionamentos, assistimos um vídeo: O que é letramento??? Todos puderam refletir sobre os questionamentos propostos. As reflexões produzidas foram riquíssimas, o que mais me deixou feliz, é que percebi em todas as falas, a compreensão de que o processo alfabetização vai além da técnica de ensinar as letras e sílabas, a codificação e decodificação de sinais gráficos. Também, que o estudo do gestar tem propiciado uma forma diferente de direcionar o trabalho com a leitura e escrita, e que as práticas em sala tem chamado o aluno para um envolvimento maior nos estudos de linguagem.

Retomei com eles a ideia dos teóricos que abordam os conceitos estudados no TP. Sobre os conceitos de leitura/alfabetização e letramento trouxe uma fala de Magda Soares que diz o seguinte: “se uma criança sabe ler, mas não é capaz de ler um livro, uma revista, um jornal, se sabe escrever palavras e frases, mas não é capaz de escrever uma carta, é alfabetizada, mas não é letrada”. Por isso, trouxe para o grupo a ideia de que a criança deve ser alfabetizada nas práticas efetivas de letramento, ou seja, o ideal é alfabetizar letrado, o que pouco tem acontecido na prática do professor, e devido a isso, a dificuldade de nossos alunos para uma compreensão mínima da prática da leitura e escrita no cotidiano.

Outra reflexão que chamei o grupo a pensar foi o seguinte: Nas aulas de língua, a ideia não é abandonar de vez o ensino da gramática, mas privilegiar o ensino da produção de textos de acordo com as situações reais em que esses são produzidos, nas interações sociais. O ensino de gramática deve tomar nova dimensão a partir de nosso estudo no GESTAR II.
Revimos ainda a discussão acerca dos gêneros e tipos textuais, para em seguida voltarmos ao estudo do TP, nesse momento combinamos o planejamento de uma aula, visando os objetivos de leitura trazido no estudo em foco, essa atividade ficou para outra oficina, uma vez, que os conceitos ainda estavam por se solidificarem. Para isso, sugeri aprofundamentos nas leituras, e indiquei além das bibliografias trazidas no material, um livro de Magda Soares intitulado Letramento: um tema em três gêneros, no qual a autora faz uma abordagem bem legal sobre o assunto.
Partimos para a socialização das práticas. Todos os cursistas apresentaram como conduziram seu trabalho, voltado para a escolha de um avançando na prática. Alguns trabalharam com a produção de convite, utilizando a linguagem verbal e não verbal, outros com textos informativos e assim, socializaram o relatório para o grupo, trouxeram algumas atividades dos alunos, orientados sempre para não escolherem só os melhores, mas sim de todos os níveis. Esse momento de troca é sempre enriquecedor para todos, pois cada um pode comentar, sugerir, etc.

Na parte da avaliação, apesar de todos estarem gostando e empenhados no programa e ainda, acreditar que a proposta do Gestar é muito boa, esbarram na questão do tempo entre a aplicação das atividades e as retomadas para reelaboração/reescritura dos textos com seus alunos, além das atividades da escola. Disseram até que o programa não deveria ser um por período somente de um ano, e sim, por um tempo maior. Mas estão dando o melhor de si e mesmo com todas as dificuldades estão felizes por estarem na formação continuada do Gestar.
Finalizando, foram feitos os encaminhamentos para a próxima oficina que realizar-se-á hoje no turno da tarde, na referida escola. Abraços apertados. Até logo!

Teixeira/ PB , 05 de outubro de 2009

Maria Madalena de Oliveira Amorim

Analisando os relatórios apresentados, vendo a participação dos cursistas e ouvindo a Formadora, pude perceber o entusiasmo de todos com a Formação Continuada, mas com a preocupação desta formação se limitar a este curto período e, também, com a preocupação de não realizar todas as atividades que deveriam com os alunos por falta de tempo. Mas, Coordenação Pedagógica e Formadores do Gestar II estão em planejamento de como retomar os trabalhos no próximo ano letivo, dando um aprofundamento nas discussões dos estudos e que o material possa ser melhor utilizado em sala de Aula.
Alan José
Coordenador Pedagógico

Fotos do Encontro:




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