sábado, 28 de novembro de 2009

Matemática: DIVERSIDADE CULTURAL E MEIO AMBIENTE: DE ESTRATÉGIASDE CONTAGEM ÀS PROPRIEDADES GEOMÉTRICAS

Hoje, 28 de novembro de 2009, o Formador Márcio Santos, deu início aos estudos do TP5 de Matemática. Veja o que aconteceu no encontro acompanhando o relatório apresentado pelo Formador à Coordenação Pedagógica:

RELATÓRIO

DIVERSIDADE CULTURAL E MEIO AMBIENTE:

DE ESTRATÉGIASDE CONTAGEM ÀS PROPRIEDADES GEOMÉTRICAS

Hoje, 28 de novembro de 2009, teve inicio a mais um encontro do Gestar II na Sede da Secretaria de Educação com o Professor Formador Márcio Santos Soares.

Começamos o encontro assistindo um vídeo de MERCEDE SOSSA, que relatava as dificuldades e obstáculos, que encontramos em nossas vidas e ao mesmo tempo mostrava um ser capaz de superar todas aquelas dificuldades. DEUS.

Dando continuidade começamos estudar o TP-5, lendo o texto INTEGRANDO A MATEMÁTICA AO MUNDO REAL, em seguida fizemos uma discussão coletiva onde debatemos temas como: Construção de Senhas, Ruins e Boas, cada cursista levantou situações reais relatadas por eles, deram exemplos e falaram que iriam levar essa discussão para os alunos.

Depois de feita a leitura e discussão do texto, lançamos uma série de desafios para os cursistas responderem abordando vários conteúdos como:

- Multiplicação e Contagem

- Diagrama de Árvores

- Probabilidade

Os cursistas resolveram as atividades e em cada uma delas eram feitas as discussões, relatavam algumas dificuldades encontradas e durante os debates todas as dúvidas eram tiradas. Ainda chamei muito atenção para esse conteúdo que antes só aparecia no Ensino Médio, mas que também faz parte do Ensino Fundamental, abordando o principio multiplicativo e a importância que devemos dá ao mesmo, para o Ensino da Matemática.

Esta sessão coletiva, considero que foi muito proveitosa percebi a participação e o envolvimento de todos nas atividades realizadas, enfim, percebo que nossos professores estão mudando seu método e sua prática na sala de aula.

Teixeira-PB, 28 de novembro de 2009.

Professor Formador Márcio Santos Soares

Mesmo não estando presente em todos os encontros, o que é uma pena, estou sempre informado da ativa participação dos cursistas, e já ouvi depoimentos da direção e supervisão do empenho deles (cursistas) nos trabalhos do Gestar em sala de aula. Isso é muito bom!!!
Alan José - Coordenador Pedagógico

Nenhum comentário:

Postar um comentário