domingo, 29 de novembro de 2009

Língua Portuguesa: Intertextualidade - TP1

Ainda no dia 03 de Novembro de 2009 foi realizado um outro encontro. Desta vez no turno da tarde, onde a Formadora Madalena Amorim trabalhou as unidades 3 e 4, concluindo o TP1. Veja o relatório apresentado à Coordenação Pedagógica:

Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II Língua Portuguesa

Coordenação Local: Alan José

Professor-formador: Maria Madalena de Oliveira Amorim

E-mail: man.da.0@hotmail.com

Município: Teixeira – Paraíba

Relatório VIII - Em: 03/11/09

RELATÓRIO REFLEXIVO DAS UNIDADES 03 E 04 DA TP1 INTERTEXTUALIDADE

Neste Segundo momento(Tarde), iniciamos discutindo o que seria a intertextualidade no sentido da palavra, em seguida estudamos os dois tipos sugeridos no livro TP1: a paráfrase e a paródia.

Na sequência, foram apresentadas as oficinas da TP1, momento em que os cursistas falaram de seu trabalho "Avançando na Prática", nos relatando os resultados obtidos com seus alunos. Sobre a norma Culta, assuntos das unidades foram lidas bem como algumas produções de textos, onde os alunos, libertos dos medos e inibições falaram a respeito do tema proposto no TP; segundo relatos dos professores. De maneira que ficou claro que os alunos foram bem incentivados por seus professores quanto a escrita e a oralidade.
Sobre a Intertextualidade, voltamos com os trabalhos com paródias musicais, contos de fadas e textos diversos. Em ambas as transposições ficou visível a satisfação com que as atividades foram realizadas pelos alunos, bem como a relação de amizade professor/aluno partilhando das mesmas ideias.
Dando sequência , iniciamos a leitura da unidade 01, reflexões e dúvidas foram colocadas, culminando com o video “Chico Bento – Na Roça é Diferente”; boa ilustração para a variação linguística, objeto de nossa conversa inicial.

Também para ilustrar, vimos o texto “O assalto” com a professora Erika, que é sem dúvida uma boa aula de gramática dentro da comunicação diária – acertos e desacertos linguísticos na linguagem coloquial e culta, boa referência para a unidade 02.

Para finalizar, uma boa receita mineira para acalmar os ânimos: "Moi di repoi nu ai e iói", realmente bom. Bão dimais sô!

INGRIDIENTI:

5 denti di ái

3 cuié di oi

1 cabêsss di repôi

1 cuié di mastumatisá agosto

MODI FAZÊ:

Casca o ái, pica o ái i soca o ái cum sá. Quenta o ói na cassarola i foga o ái socado no ói quentim. Pica o repôi beeemmm finim. Foga o repôi no ói quentim junto cum o ái fogado. Põim a mastumati i méxi cum a cuié pra fazê o môi. Sirva cum róis i meléti. Isso é bom dimais da conta sô.

Abraços apertados...


Teixeira/PB, 3 de novembro de 2009
Maria Madalena de Oliveira Amorim
Formadora de Língua Portuguesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário