domingo, 29 de novembro de 2009

Língua Portuguesa: A argumentação e o Processo de Produção Textual em discussão: reflexão nas práticas pedagógicas.

22 de Novembro de 2009. A formadora Madalena Amorim se reune em mais um encontro,desta vez para trabalhar as unidades 21 e 22 do TP6. Veja o que foi realizado neste encontro lendo o relatório enviado à Coordenação Pedagógica:

Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II
Língua Portuguesa Coordenação Local: Alan José
Professor-formador:
Maria Madalena de Oliveira Amorim
E-mail: man.da.0@hotmail.com
Municípios: Teixeira – Paraíba
Relatório VIII - Em: 22/11/09

RELATÓRIO REFLEXIVO DAS UNIDADES 21 E 22 DA TP6
A argumentação e o Processo de Produção Textual em discussão: reflexão nas práticas pedagógicas.

No dia 22 de novembro, Segunda-feira, período matutino, o grupo de professores cursistas e a professora formadora reuniram-se para discutirem e refletirem juntos alguns aspectos do trabalho com a argumentação e o Processo de Produção Textual: Planejamento e escrita.
O grupo tem demonstrado muito interesse e envolvimento nas oficinas e isso nos estimula para a continuidade do trabalho. Iniciamos nosso encontro com uma mensagem de Rubens Alves, “O ato de educar”. Nesse momento, procuramos pensar um pouco em relação à ideia que a mensagem nos passa. Assim direcionei uma discussão acerca do ato de educar no sentido de levá-los a perceber que ele perpassa o trabalho com o desenvolvimento das habilidades e competências no processo ensino-aprendizagem.
Após essa reflexão, passamos a discutir os objetivos das unidades em estudo. Daí, retomamos o conceito de argumentação de forma geral, baseado nos autores citados na TP, assim como outros, citamos abordagens trazida por KOCH , I. G. V. (Discurso e Argumentação. Argumentação e Linguagem, 1984), (A articulação entre orações, 1995), (O texto e a construção de sentidos,1997). Após essa sistematização, propus a realização da leitura do texto “Argumentação” do “Ampliando nossas referências”- Adaptado de Platão e Savioli, F &Fiorin, J.L. Lições de texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 1996. Em grupo, fariam algumas abordagens voltadas para essa leitura com base nas questões propostas. Essa atividade tinha como objetivo levá-los a refletir sobre o aspecto da argumentação e perceber como são construídos os tipos de argumentação. Fizeram e socializaram para os demais, assim foi-se consolidando o conceito e a importância desse na produção de textos argumentativos.
Ainda dando sequência, para ficar mais claro toda essa discussão sobre argumentação, destacamos em slide alguns aspectos das unidades em estudo, sempre exemplificado com as atividades trazidas pela TP. Nesse momento, exploramos bem a importância de um planejamento em todas as ações pedagógicas, principalmente quando o assunto é a leitura e escrita (a produção de texto), ou seja, toda uma sequência didática. Assim, os cursistas puderam perceber que toda e qualquer atividade deve passar por um criterioso planejamento . A socialização envolvendo as atividades referentes ao TP – 6 foi de grande interesse todos participaram das atividades, deixando claro que estão maravilhados com o programa. Nesse mesmo momento da oficina, passamos as nossas reflexões para a socialização das práticas desenvolvidas pelos cursistas em suas salas, desta forma os cursistas mostram-se orgulhosos em debater e divulgar as habilidades de seus alunos em sala de aula.
A professora Anna Dorys deixou claro que entro-se orgulhosa com seus alunos por desenvolveram tão bem as atividades, em seguida a Professora Aparecida (Cidoca)destacou o quanto ela sente satisfação em produzir estas
atividades.
Essa aplicação teve um bom número de cursistas envolvidos.

No momento de avaliação, os relatos em relação a formação continuada do Gestar é bem positiva, o que no início era tido como uma certa imposição, hoje há um envolvimento por prazer no programa, os cursistas procuram cumprir com todas as orientações repassadas a eles e a cada encontro nas oficinas. Isso fica claro nas colocações feitas. Há um pedido de continuidade de acompanhamento para que as discussões possam ser retomadas no próximo ano e que outras atividades venham a ser desenvolvidas com os alunos e que essas tivessem um momento para discuti-las numa oficina de formação.
Ao finalizar, agradeci a presença e envolvimento de todos e encaminhei o estudo para próxima oficina: O processo de produção textual: revisão e edição, Literatura para adolescentes. Beijos. Até logo!

Teixeira/PB, 22 de Novembro de 2009

Maria Madalena de Oliveira Amorim

Formadora de Língua Portuguesa

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