sábado, 28 de novembro de 2009

Língua Portuguesa: Relatório TP5

A Formadora Madalena Amorim trabalhou com seus cursistas mais uma oficina. No dia 19 de outubro de 2009, ela trabalhou as unidades 17 e 18 do TP5. Confira o Relatório Reflexivo apresentado à Coordenação Pedagógica Municipal pela Formadora:

Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II Língua Portuguesa

Coordenação Local: Alan José

Professor-formador: Maria Madalena de Oliveira Amorim

E-mail: man.da.0@hotmail.com

Município: Teixeira – Paraíba


RELATÓRIO REFLEXIVO DAS UNIDADES 17 E 18 DA TP5

Hoje, aos dias dezenove de outubro de dois mil e nove, estamos aqui mais uma vez, educadores na busca do aperfeiçoamento profissional e na luta por uma educação melhor. Como de costume, nossa oficina ocorreu com alguns instantes de reflexões através de uma mensagem, “Como se escreve...”, que traz como ideia central rever os nossos conceitos na educação. Deixando uma reflexão como ser um bom educador. Dando sequência, discutimos os objetivos das unidades em estudo, (A estilística e a coerência textual). Nesse momento, retomamos em slide, no data show, detalhadamente um resumo dos pontos relevantes, promovendo sempre discussões acerca dos conceitos, seguimos com uma análise do texto:” O frango atravessou a estrada”, que tem como ideia central iniciar a questão do estilo. Alguns cursistas colocaram suas dúvidas, questionamentos, e assim, aconteceram as trocas e a consolidação dos saberes. No que se refere ao estilo, propus que cada cursista fizesse a narração de um gol numa partida de futebol, seguindo as peculiaridades de cada um: O narrador objetivo, o econômico, o matemático, o rabugento, o caipira. Puderam evidenciar dessa forma que cada um é cada um e o estilo é a expressão de uma experiência individual “Cada um é cada um” (páginas 15 e 16). Foi muito divertido ver cada um incorporar um personagem. Participaram com muito entusiasmo e tiveram a percepção que, na estilística, a linguagem é usada com a finalidade de persuasão. Exploramos e vivenciamos o estilo tanto no plano sonoro quanto no plano da palavra e esses recursos são formas de valorizar o texto.
Sobre a coerência, exploramos algumas imagens, mesclando textos verbais e não verbais. Assim à medida que a discussão avançava, os cursistas vivenciaram formas de explorar a coerência em algumas atividades com seus alunos. Salientei que as charges são riquíssimas para análise e um trabalho de construção de coerência. Continuando, como proposta de atividade a ser desenvolvida nessa oficina, os cursistas fariam a análise do texto verbal e não verbal da página 255, Furnas, Uma Empresa cada vez mais VERDE, AMARELO, AZUL E BRANCO, tendo como foco, a construção de coerência em um texto publicitário, seguido de comentários orais.
Na socialização das práticas, (transposições didáticas), os cursistas apresentaram relatórios oralmente e por escrito, fotos e atividades dos alunos, na oficina. Nesse momento é que eles se soltam e falam com grande entusiasmo. Nos relatos, disseram que os alunos gostaram dessa forma diferente de vivenciar os conceitos, de forma criativa e que compreenderam bem a importância do manuseio das partes para compor um todo coerente. Outros desenvolveram habilidades que permitam a construção da coerência textual, através das tirinhas, e segundo os relatos, os alunos adoraram pintar e ilustrar a tirinha, mas quanto ao desenvolvimento do tema, o desafio foi grande, principalmente na organização do raciocínio, sequência, produção de sentidos. No entanto, com o auxílio sempre presente do professor o objetivo foi alcançado, o desafio agora segundo alguns cursistas é vivenciar as atividades com todas as turmas, pois uma turma fica cuidando da outra e cobrando do professor para que desenvolva também com eles o que trabalhado da outra sala.
Finalizando, fizemos uma avaliação do trabalho nessa oficina e de forma geral, e segundo os depoimentos, a cada encontro, fica a certeza que o programa está fazendo a diferença nas práticas pedagógicas de cada cursista e na aprendizagem dos alunos. Destaquei a importância de ler os resumos das leituras sugeridas, além de buscar essas leituras. Com isso, poderão ampliar o repertório de leitura. Num momento de descontração,ouvimos e cantamos uma música. “O Principio do Prazer” – O grande Encontro II .Enfim, damos os encaminhamentos gerais para o próximo encontro que realizar-se-á nas próximas horas no turno da tarde.Abraços apertados, até logo!

Teixeira/PB, 19 de outubro de 2009

Maria Madalena de Oliveira Amorim

Formadora de Língua Portuguesa

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