Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II Língua Portuguesa
Coordenação Local: Alan José
Professor-formador: Maria Madalena de Oliveira Amorim
E-mail: man.da.0@hotmail.com
Município: Teixeira – Paraíba
RELATÓRIO REFLEXIVO DAS UNIDADES 17 E 18 DA TP5
Sobre a coerência, exploramos algumas imagens, mesclando textos verbais e não verbais. Assim à medida que a discussão avançava, os cursistas vivenciaram formas de explorar a coerência em algumas atividades com seus alunos. Salientei que as charges são riquíssimas para análise e um trabalho de construção de coerência. Continuando, como proposta de atividade a ser desenvolvida nessa oficina, os cursistas fariam a análise do texto verbal e não verbal da página 255, Furnas, Uma Empresa cada vez mais VERDE, AMARELO, AZUL E BRANCO, tendo como foco, a construção de coerência em um texto publicitário, seguido de comentários orais.
Na socialização das práticas, (transposições didáticas), os cursistas apresentaram relatórios oralmente e por escrito, fotos e atividades dos alunos, na oficina. Nesse momento é que eles se soltam e falam com grande entusiasmo. Nos relatos, disseram que os alunos gostaram dessa forma diferente de vivenciar os conceitos, de forma criativa e que compreenderam bem a importância do manuseio das partes para compor um todo coerente. Outros desenvolveram habilidades que permitam a construção da coerência textual, através das tirinhas, e segundo os relatos, os alunos adoraram pintar e ilustrar a tirinha, mas quanto ao desenvolvimento do tema, o desafio foi grande, principalmente na organização do raciocínio, sequência, produção de sentidos. No entanto, com o auxílio sempre presente do professor o objetivo foi alcançado, o desafio agora segundo alguns cursistas é vivenciar as atividades com todas as turmas, pois uma turma fica cuidando da outra e cobrando do professor para que desenvolva também com eles o que trabalhado da outra sala.
Finalizando, fizemos uma avaliação do trabalho nessa oficina e de forma geral, e segundo os depoimentos, a cada encontro, fica a certeza que o programa está fazendo a diferença nas práticas pedagógicas de cada cursista e na aprendizagem dos alunos. Destaquei a importância de ler os resumos das leituras sugeridas, além de buscar essas leituras. Com isso, poderão ampliar o repertório de leitura. Num momento de descontração,ouvimos e cantamos uma música. “O Principio do Prazer” – O grande Encontro II .Enfim, damos os encaminhamentos gerais para o próximo encontro que realizar-se-á nas próximas horas no turno da tarde.Abraços apertados, até logo!
Teixeira/PB, 19 de outubro de 2009
Maria Madalena de Oliveira Amorim
Nenhum comentário:
Postar um comentário