domingo, 29 de novembro de 2009

Língua Portuguesa: Língua: variantes, registro e gramática

Manhã de 03 de novembro de 2009. A Formadora Madalena Amorim dá início a mais um encontro. Desta vez foi trabalhado as unidades 1 e 2 do TP1. Vejamos o relatório apresentado pela formadora:

Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II Língua Portuguesa
Coordenação Local: Alan José
Professor-formador: Maria Madalena de Oliveira Amorim
E-mail: man.da.0@hotmail.com
Município: Teixeira – Paraíba
Relatório VIII - Em: 03/11/09

RELATÓRIO REFLEXIVO DAS UNIDADES 01 E 02 DA TP1
Língua: variantes, registro e gramática

Nossa oficina se deu aos 03 de novembro do corrente ano. Neste primeiro momento iniciamos nossa oficina partindo dos objetivos do estudo das unidades 1 e 2 da TP 1, assim dando continuidade à nossa oficina, encaminhando uma sequência de questões que resumem o estudo, para que os cursistas pudessem refletir e socializar no grupo, abrindo assim uma discussão. Coloquei em pauta os seguintes questionamentos: como língua e cultura estão relacionadas? O professor de língua portuguesa deve levar em consideração aspectos da variação lingüística? E Qual a importância dessa postura? Como podem ser as formas de registro? O que dizer da norma padrão? Como devem ser trabalhadas as modalidades da língua? Como direcionar atividades de linguagem considerando o estudo das unidades em foco? E o lugar da literatura nas atividades de linguagem?
Levantadas as reflexões expostas acima, e como forma de contribuir para o estudo em pauta, língua/cultura/variação linguística, assistimos à uma apresentação em slide: Chico Bento em “O orador da turma”, objetivando mostrar aspectos da variação lingüística. A partir desse momento, cada cursista contribuiu com a discussão posicionando-se e, essa troca, o grupo pode crescer, consolidando a compreensão dos conceitos.
A partir desse momento passamos à socialização das práticas, atividades vivenciadas no contexto da sala de aula de cada um, e é esse o momento em que a empolgação toma conta de todos os cursistas, pois os mesmos conseguem visualizar o resultado de seus esforços na busca da qualidade na aprendizagem de seus alunos. Esse é um grande diferencial do programa gestar: possibilitar a aplicação teoria/prática, o que não ocorre quando há uma discussão teórica distante da realidade, fica a teoria pela teoria.
Houve apresentação da aplicação de algumas atividades inseridas na TP estudada com os alunos. Segundo os relatos, essas atividades ficaram bem interessantes.
Passamos às orientações gerais: sugestão de leitura dos seguintes materiais de apoio: Modelo de sequência didática, Texto: Literatura como leitura na escola (artigo sobre o ensino da literatura), Poesia como estratégia. Dizer da disponibilidade de alguns materiais e se for do interesse de cada um, podem solicitar com a professora Formadora, são eles: “Sofrendo a gramática” (Perini)- “Ensinar ou não gramática na escola” (Ormezinda Maria Ribeiro), “A língua de Eulália”(novela sociolingüística), “A diversidade lingüística e os textos de Chico Bento”, entre outros, é só procurar.
Como sempre, fizemos a avaliação da oficina e todos os cursistas se colocaram. Nas falas, demonstram bastante interesse nas atividades de formação que o programa exige. Vale ressaltar, a formação não está acontecendo como imposição, mas por vontade individual de cada professor e fazem isso com compromisso e principalmente por prazer.
Para finalizar, apresentei algumas frases com problemas de coerência. E no contexto da variação lingüística, a professora Anna Dorys mostrou um texto com “Causos Mineiros” do qual a descontração foi unânime, e assim terminamos mais uma etapa da nossa jornada a agradecendo mais uma vez, a todos que fazem a Escola J.E.A. . Fiquem com Deus. Até logo!


Teixeira/PB, 03 de novembro de 2009
Maria Madalena de Oliveira Amorim
Formadora de Língua Portuguesa

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