domingo, 29 de novembro de 2009

Língua Portuguesa: Um olhar sobre a produção de texto: Revisão e edição, o texto literário

Ainda em 22 de Novembro de 2009, desta vez no turno da tarde, foram trabalhadas as unidades 23 e 24 do TP6. Veja o que foi realizado neste encontro lendo o relatório enviado a Coordenação Pedagógica:


Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II Língua Portuguesa

Coordenação Local: Alan José
Professor-formador:
Maria Madalena de Oliveira Amorim
E-mail: man.da.0@hotmail.com
Municípios: Teixeira – Paraíba
Relatório VIII - Em: 22/11/09

RELATÓRIO REFLEXIVO DAS UNIDADES 23 E 24 DA TP6

Um olhar sobre a produção de texto: Revisão e edição, o texto literário


Hoje, aos vinte e dois do corrente ano, mais uma etapa, nosso encontro na oficina, momento de encontro entre educadores comprometidos com o ensino – aprendizagem de seus alunos e que não medem esforços na busca de seu aperfeiçoamento profissional. E nessa busca, os cursistas se fazem presente com muito entusiasmo e dedicação, a cada encontro, nas oficinas de formação continuada do Gestar II – em Língua Portuguesa.
Na perspectiva de que o ensino deve levar o aluno a se envolver em práticas sociais de leitura e escrita, iniciamos nossas reflexões retomando o conceito de letramento, trazendo para à discussão, alguns pontos abordados por Magda Soares, para em seguida, dar sequência às questões relacionadas à produção de texto, que nesse momento será direcionado à revisão e edição e à importância do texto literário nas práticas do trabalho com o texto.
O estudo das unidades 23 e 24 da TP traz reflexões sobre o processo de produção textual: revisão e edição no processo ensino – aprendizagem dessas etapas de produção textual. Pergunta-se que estratégias devem ser adotadas para contribuir da melhor forma na produção dos alunos.
Outro aspecto dessas unidades é a abordagem sobre o texto literário: a literatura para adolescentes, e o material do programa destaca sua importância no contexto escolar. Uma observação pertinente trazida pela TP é a seguinte: “se, na nossa interação com o mundo, vários tipos de textos são importantes, pelo seu uso prático, o texto literário é fundamental por um motivo inverso”.
Foi bem destacada a importância da revisão, que, segundo a TP, é uma das etapas da produção que requer mais esforço para ser aprendida e utilizada. Ainda, que o aluno, na construção de seu texto, possa atingir seus objetivos, considerando o gênero, o suporte, os possíveis leitores e o assunto, e que o processo de edição, seja uma última verificação antes da finalização do texto.
Após alguns questionamentos e momentos de reflexão, passamos à socialização das atividades do avançando na prática. Outro momento dessa oficina, foi destacar mais uma vez a importância das sequências didáticas, e por isso, trouxe para o grupo o planejamento de algumas dessas sequências, tanto o planejamento, quanto a abordagem teórica sobre a importância dessas. Tudo isso, com o objetivo de tornar mais claro a abordagem e colaborar com o grupo de cursistas.
Encaminhamos as atividades para um outro momento dessa oficina: apresentar a sugestão de livros que podem ser trabalhados com seus alunos, imaginando a melhor forma de motivar os alunos para a leitura e preparar a apresentação de alguns desses títulos para a turma toda, e nessa socialização será avaliada as estratégias usadas pelo grupo.
Encerrando nossa oficina, para descontrair um pouco, apresentei em slide “Por que o frango cruzou a estrada”. E finalmente, passamos às orientações gerais sobre a nossa próxima oficina que tem como Tema: Avaliação Geral que acontecerá no próximo dia 28 de novembro de 2009. Abraços apertados, até lá!

Teixeira/PB, 22 de Novembro de 2009

Maria Madalena de Oliveira Amorim

Formadora de Língua Portuguesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário