No dia 21 de Setembro, a Formadora Madalena Amorim concluiu o TP3. Veja o relatório apresentado:
Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR IILíngua Portuguesa
Coordenação Local: Alan José
Professor-formador: Maria Madalena de Oliveira Amorim
Município: Teixeira – Paraíba
Relatório III - Em: 21/09/09
Neste relatório constarão as atividades das unidades 11 e 12 do TP3.
Tema: Gêneros e tipos textuais: uma questão de uso
Aconteceu hoje, aos dias 21 de setembro do corrente ano, a oficina da TP3 das unidades 11 e 12 com duração de 05 (cinco horas e meia), mais uma vez, venho através deste, compartilhar com os colegas educadores as nossas práticas no programa.O início das minhas oficinas sempre acontecem com uma mensagem. Desta vez, apresentei no data show “A Lição” e fizemos algumas reflexões. Em seguida, compartilhamos uma leitura de um texto de Rubens Alves.
Com o intuito de reforçar e chamar atenção dos cursistas para a disciplina nos estudos e as horas a ser em cumpridas no Programa Gestar II, retomei o quadro demonstrativo com carga horária do programa, pois os mesmos têm reclamado muito do tempo disponível para se dedicar.
Após essas demonstrações foi feita a socialização das Transposições Didáticas referente ao estudo das unidades em foco, ou seja, o trabalho com os tipos textuais. Nesse momento, cada cursista falou de sua atividade prática, como foi feita, as maiores dificuldades e os pontos positivos. O que mais me chamou atenção nessa socialização foi que todos acharam ótima a atividade, mas que o tempo destinado está sendo muito pouco, principalmente para que haja a retomada e reestruturação dos textos produzidos pelos alunos. Outro aspecto foi que a maioria optou por trabalhar praticamente com a mesma atividade por achar mais interessante para os alunos, aquela da descrição dos objetos, mas os cursistas fizeram a atividade com registros em forma de fotos, atividades recolhidas dos alunos.
Sobre os relatórios, tenho percebido que estes estão ainda em processo de aperfeiçoamento nas reflexões, mais em forma de relato mesmo.
Em outro momento, elaborei algumas questões voltadas para o estudo em pauta, e cada grupo deveria escolher três por sorteio para responder e, em seguida socializar. As questões foram sobre Texto, Gênero e Tipos Textuais.
Em seguida, um sobre os tipos textuais, outro com uma abordagem sobre texto. Nesse momento, os cursistas receberam orientação para desenvolver a proposta de atividade da página 120, aplicabilidade dos conceitos de gêneros e tipos textuais, a partir de um texto do humorista Jô Soares, publicado em uma revista de circulação nacional (texto: Composição: O salário mínimo). Para encerrar, fizemos uma avaliação do encontro. Nesse momento, alguns disseram que ainda tinham algumas dúvidas, principalmente em relação à classificação dos gêneros, nesse sentido, disse que com mais leitura e a prática, todos, aos poucos, teriam mais segurança, e ainda, que até os estudiosos do assunto não conseguiram fechar uma classificação por ser infinita a possibilidade dos gêneros, mas que pensassem sempre no objetivo e finalidade do texto e a predominância. Entretanto, demonstram muito interesse, e estão dispostos a buscar aprofundamento teórico sobre o assunto em discussão...
Abraços apertados para todos os meus cursistas, que vem desempenhado um belíssimo trabalho de doação e interesse, desenvolvendo e participando de todas as oficinas com entusiasmo e dedicação do Programa, assim, encerro com a certeza da presença de todos, no próximo dia 05/10/2009, na Escola José Elias de Amorim a partir das 05h00min.
Teixeira/PB, 21 de setembro de 2009
Maria Madalena de Oliveira Amorim
Formadora de Língua Portuguesa
* Materia disponibilizado aos cursistas:
Pauta:
Nenhum comentário:
Postar um comentário