quarta-feira, 21 de outubro de 2009

MATEMÁTICA NAS FORMAS GEOMÉTRICAS E NA ECOLOGIA - TP3

Aos 16 de outubro de 2009, foram iniciadas os estudos do TP3 de Matemática. Confira o relatório e as fotos apresentadas pelo Professor Formador Márcio Santos:

MATEMÁTICA NAS FORMAS GEOMÉTRICAS E NA ECOLOGIA
RELATÓRIO
Hoje, 16 de outubro de 2009, teve inicio a mais um encontro do Gestar II na Sede da Secretaria de Educação agora para estudo do TP3 com o Professor Formador Márcio Santos Soares.

Iniciamos o encontro com vídeo (A ESCOLA DE PAULO FREIRE), que fala da importância de cada um na escola, ou seja mostra que toda a comunidade escolar é gente e não só isso, a escola é um lugar de brincar, fazer amizades e estudar.

Começamos os estudos aplicando a atividade 1, utilizando cartolina, régua e cola pedi para que construíssem um poliedro diferente dos comuns, em seguida verificamos se aquele poliedro atendia as características de um poliedro, foi uma atividade muito interessante, pois depois da construção nos aprofundamos nas suas características, em seguida começamos outra atividade, agora tinham que construir, um prisma utilizando cartolina, canudos e pedaços de fios, depois verificamos se atendiam as características de um prima e também trabalhamos o conceito de prisma reto e oblíquo.

Dando continuidade ao encontramos aplicamos a atividade 2 que estava no TP3, seção 2, Unidade 9, que tinha como objetivo ver as figuras que estavam assinaladas com poliedros e justificar, ou seja atividade que fez com que solidificasse o que na verdade representa um poliedro, em seguida aplicamos uma atividade para relaxar, um desafio para os cursistas construir um coleidociclo, onde discutimos situações de aprendizagens que poderíamos tirar dela.
Por fim encaminhamos as atividades a serem aplicadas com os alunos na próxima semana e as que teriam que ser entregue ao formador, considero que o encontro foi muito satisfatório através de relatos feitos por cursistas, mostra que o Gestar estar mudando a prática dos professores em sala de aula.
Teixeira/PB, 16 de outubro de 2009.
Professor Formador Márcio Santos Soares


Pode-se perceber, através dos relatórios e fotos apresentadas, o empenho e dedicação que o Formador e os Cursistas tem participado dos encontros. Parabéns!!! Continuem com esta motivação!!!


Construindo Poliedros

Construindo Prismas



Caleidociclo

Matemática nos Esportes e nos Seguros - TP2

Em 07 de outubro de 2009, foi concluído os estudos do TP2 de Matemática. Veja o relatório apresentado pelo Professor Formador Márcio Santos:


RELATÓRIO
MATEMÁTICA NOS ESPORTES E NOS SEGUROS

RELATÓRIO


Hoje, 07 de outubro de 2009, teve inicio mais um encontro do Gestar II na Sede da Secretaria de Educação para finalizarmos o TP2 de Matemática, com o Professor Formador Márcio Santos Soares.

Iniciamos o encontro com uma mensagem (A aranha), que fala da fé e nos motiva a sempre irmos em busca dos nossos objetivos, em seguida foi feito a leitura e o depoimento de algumas atividades aplicadas pelos cursistas, e seus respectivos resultados.


Começamos os estudos aplicando a atividade 1, que tem como objetivo superar possíveis dificuldades encontradas na situação problema, em seguida dividimos a turma para fazer experimentos com moedas, cada grupo teve um desafio diferente, então fiquei dando suporte nos grupos e tirando duvidas, depois de feita a atividade tivemos o momento da discussão coletiva onde fizemos alguns questionamentos:
a) Como se comparam os resultados dos três grupos? São parecidos?

b) Os quatro resultados do grupo 1 têm a mesma probabilidade?

c) Os oito resultados do grupo 2 têm a mesma probabilidade?

d) Os oito resultados do grupo 3 têm a mesma probabilidade?

e) A freqüência relativa de cada resultado do grupo 2 foram parecidas com as obtidas pelo grupo 3?

f) Como expressar os resultados destes grupos de forma a compará-los melhor aos resultados do grupo 1?

Em seguida introduzimos à próxima unidade aplicando a atividade 5, que também envolvia probabilidade, só que agora com o jogo de roleta, que tinha como objetivo calcular quantos por cento um jogador tem de ganhar ou de perder neste jogo e também fizeram o mapa conceitual dos conteúdos abordado no TP.

Em fim, os aprendizados e experiências e matérias de apoio, no estudo dos TP2 foram inúmeras, acredito que tenha superado as expectativas de todos, assim percebo que estamos no caminho certo em busca de um ensino verdadeiramente significativo e prazeroso da matemática

Teixeira 08 de outubro de 2009.
Professor Formador Márcio Santos Soares
Fotos dos cursistas trabalhando
Experimentos com Moedas:



Experimentos com Dados



Língua Portuguesa TP3 - CONCLUSÃO

No dia 21 de Setembro, a Formadora Madalena Amorim concluiu o TP3. Veja o relatório apresentado:

Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR IILíngua Portuguesa
Coordenação Local: Alan José
Professor-formador: Maria Madalena de Oliveira Amorim
Município: Teixeira – Paraíba
Relatório III - Em: 21/09/09

Neste relatório constarão as atividades das unidades 11 e 12 do TP3.

Tema: Gêneros e tipos textuais: uma questão de uso


Aconteceu hoje, aos dias 21 de setembro do corrente ano, a oficina da TP3 das unidades 11 e 12 com duração de 05 (cinco horas e meia), mais uma vez, venho através deste, compartilhar com os colegas educadores as nossas práticas no programa.O início das minhas oficinas sempre acontecem com uma mensagem. Desta vez, apresentei no data show “A Lição” e fizemos algumas reflexões. Em seguida, compartilhamos uma leitura de um texto de Rubens Alves.
Com o intuito de reforçar e chamar atenção dos cursistas para a disciplina nos estudos e as horas a ser em cumpridas no Programa Gestar II, retomei o quadro demonstrativo com carga horária do programa, pois os mesmos têm reclamado muito do tempo disponível para se dedicar.
Após essas demonstrações foi feita a socialização das Transposições Didáticas referente ao estudo das unidades em foco, ou seja, o trabalho com os tipos textuais. Nesse momento, cada cursista falou de sua atividade prática, como foi feita, as maiores dificuldades e os pontos positivos. O que mais me chamou atenção nessa socialização foi que todos acharam ótima a atividade, mas que o tempo destinado está sendo muito pouco, principalmente para que haja a retomada e reestruturação dos textos produzidos pelos alunos. Outro aspecto foi que a maioria optou por trabalhar praticamente com a mesma atividade por achar mais interessante para os alunos, aquela da descrição dos objetos, mas os cursistas fizeram a atividade com registros em forma de fotos, atividades recolhidas dos alunos.
Sobre os relatórios, tenho percebido que estes estão ainda em processo de aperfeiçoamento nas reflexões, mais em forma de relato mesmo.
Em outro momento, elaborei algumas questões voltadas para o estudo em pauta, e cada grupo deveria escolher três por sorteio para responder e, em seguida socializar. As questões foram sobre Texto, Gênero e Tipos Textuais.
Em seguida, um sobre os tipos textuais, outro com uma abordagem sobre texto. Nesse momento, os cursistas receberam orientação para desenvolver a proposta de atividade da página 120, aplicabilidade dos conceitos de gêneros e tipos textuais, a partir de um texto do humorista Jô Soares, publicado em uma revista de circulação nacional (texto: Composição: O salário mínimo). Para encerrar, fizemos uma avaliação do encontro. Nesse momento, alguns disseram que ainda tinham algumas dúvidas, principalmente em relação à classificação dos gêneros, nesse sentido, disse que com mais leitura e a prática, todos, aos poucos, teriam mais segurança, e ainda, que até os estudiosos do assunto não conseguiram fechar uma classificação por ser infinita a possibilidade dos gêneros, mas que pensassem sempre no objetivo e finalidade do texto e a predominância. Entretanto, demonstram muito interesse, e estão dispostos a buscar aprofundamento teórico sobre o assunto em discussão...
Abraços apertados para todos os meus cursistas, que vem desempenhado um belíssimo trabalho de doação e interesse, desenvolvendo e participando de todas as oficinas com entusiasmo e dedicação do Programa, assim, encerro com a certeza da presença de todos, no próximo dia 05/10/2009, na Escola José Elias de Amorim a partir das 05h00min.


Teixeira/PB, 21 de setembro de 2009

Maria Madalena de Oliveira Amorim
Formadora de Língua Portuguesa
* Materia disponibilizado aos cursistas:

Pauta:






quinta-feira, 1 de outubro de 2009

MATEMÁTICA NOS ESPORTES E NOS SEGUROS

Em 30 de setembro de 2009, o Professor Formador Márcio Santos, se reuniu mais uma vez com seus professores cursistas do GESTAR II, para trabalharem, desta vez, o TP2 com o tema: MATEMÁTICA NOS ESPORTES E NOS SEGUROS. Veja o relatório apresentado:

MATEMÁTICA NOS ESPORTES E NOS SEGUROS

RELATÓRIO


Hoje, dia 30 de outubro de 2009, teve inicio a mais um encontro do Gestar II na Sede da Secretaria de Educação com o Professor Formador Márcio Santos Soares.

Iniciamos o encontro com um vídeo de reflexão (Menestrel) em seguida foi feito a leitura e o depoimento de algumas atividades aplicadas pelos cursistas, e seus respectivos resultados.

Dando continuidade começamos o estudo da sessão coletiva 3, aplicando atividade 1, de inicio dividimos a turma em duplas e lançamos o desafio que eles teriam que calcular a superfície corporal de um dos componentes do grupo, observei durantes as conversas entre eles, que cada grupo pensava em estratégias diferentes, depois de alguns minutos era hora de apresentar os resultados e as estratégias usados por eles, ainda nesta atividade apresentamos três formas de solução.

Depois de fechada essa atividade e feito todos os comentários pelo formador lançamos outra atividade para pesquisar em Jornais uma reportagem que ache interessante e daí formular algumas perguntas, e em seguida fazer o mata conceitual da situação problema que cada grupo levantou, atividade esta que teve como objetivo eliminar as dúvidas e dificuldades de alguns em relação ou mapa conceitual, e para finalizar o encontro uma pesquisa foi realizada para saber qual esporte é mais adequado ao seu temperamento.

Em fim, os aprendizados e experiências e matérias de apoio, neste encontro foram inúmeras, acredito que tenha superado as expectativas de todos, já imagino os diversos caminhos que são possíveis para se chegar a um ensino verdadeiramente significativo e prazeroso da matemática e que o próximo encontro seja tão bom quanto esse.

Teixeira-PB, 30 de Setembro de 2009.

Professor Formador Márcio Santos Soares


Calculando a Superfície Corporal






Pesquisando uma reportagem em jornais para elaboração de situações problemas




Mapa Conceitual



Professor Élcio: Trabalhando o TP1

O Professor de Matemática, Élcio Silva, trabalhou com seus alunos, da Escola José Elias de Amorim, atividades do TP1 de Matemática. Veja as fotos:










Matemática nos Impostos - TP1

Dia 23 de setembro, o Professor Formador Márcio Santos realizou concluiu o estudo do TP1, com o tema Matemática nos Impostos. Confira o relatório apresentado pelo Formador:

RELATÓRIO

MATEMÁTICA NOS IMPOSTOS

Hoje, dia 23 de setembro de 2009, estamos iniciando mais uma sessão coletiva do Gestar II de Matemática na Escola Municipal José Elias de Amorim.

Iniciamos o encontro com um vídeo para reflexão intitulado “CIDADE DO HOMEMS”. Esse vídeo mostrava uma situação tradicional de alguns educadores ainda aplicam em sala de aula.

Em seguida começamos o estudo propriamente dito comentando sobre o tema da sessão anterior “A importância da alimentação como condição essencial de vida e saúde” e também o tema da presente sessão que era Matemática e os Impostos, então começamos o estudo aplicando a atividade 1 onde cada participante recebeu um salário diferente para simular o calculo do imposto de renda. A atividade foi bem interessante e bem aceita pelos cursistas, pois puderam fazer diferentes questionamentos com também chegar a conclusão, qual salário seria melhor e se tinham Imposto a Restituir ou a Pagar.

Dando seqüência as atividades, depois de tantos cálculos era hora de mais uma atividade onde discutimos a transposição didática apresentando a atividade 2 Os Fractais, cada participante recebeu um fractal na forma planificada em seguida pedi para que pintassem de cores diferentes e depois fizesse os cortes devidos para apresentar o desenho, em seguintes fiz alguns questionamentos:

- Onde estão as frações?

- Onde estão as porcentagens?

- Que outros conteúdos estão presentes neste fractal?

Continuando o encontro tivemos um momento para que os professores fizessem alguns depoimentos em relação às atividades aplicadas com os alunos, relatando os pontos positivos e os negativos.

Em fim essa segunda sessão foi satisfatória, percebo que já estão começando a entender com trabalhar este currículo em rede com os alunos, vejo que ficaram entusiasmados e curiosos com o tema da próxima sessão.

Teixeira-PB, 23 de setembro de 2009.

Professor Formador Márcio Santos Soares