Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II
Língua Portuguesa Coordenação Local: Alan José
Professor-formador: Maria Madalena de Oliveira Amorim
E-mail: man.da.0@hotmail.com
Municípios: Teixeira – Paraíba
Relatório II - Em: 05/09/09
Tema: Gêneros Textuais.
Hoje, aos 05 dias de setembro de 2009, já podemos dizer que estamos com um bom desempenho do programa, ao realizarmos as oficinas introdutórias tivemos uma excelente expectativa quanto aos cursistas inscritos no programa, onde os mesmos mostraram entusiasmo e preocupação para desenvolver corretamente a proposta do Gestar. Nesta mesma sequência enfatizamos o “poder” dos Gêneros Textuais para produção textual e leitura, desenvolvendo trabalhos em grupos referente ao tema citado. Encontro este, que contou com a presença de todos os professores cursistas do município e estado, sem esquecer da presença especial da supervisora municipal Luciene, dando ênfase ao nosso trabalho e participando juntamente com os cursitas, contando sempre com o apoio do coordenador local do Programa, Alan José, que sem dúvida faz tornar ainda melhor os nossos encontros. Ainda estamos contando com a presença em massa, de todos os cursistas inscritos desde o início do Programa, até a presente data, e faz-se mister destacar que todos estão demonstrado muito interesse no desenvolvimento do programa, desempenhando uma boa atuação nas oficinas e na apresentação das lições de casa. Eu, enquanto formadora de Língua Portuguesa, procuro elaborar um bom planejamento que possibilite uma maior integração e conhecimento das unidades e seções estudadas em cada TP. Portanto, sempre inicio com um texto de reflexão, dinâmicas de divisão de grupos e integração, para que assim os cursistas sintam-se mais a vontade para expor seus relatórios do avançando na prática e sentindo segurança para opinar sobre todos os assuntos abordados. Na proporção do desenvolvimento do programa no município podemos considerar que os conhecimentos dos cursistas vem alargando-se gradativamente e com isso quem ganha mais são os alunos, visto que todos as práticas sugeridas nos TPs e nos AAAs estão sendo adaptadas às nossas práticas educacionais com o objetivo de melhorar o índice de leitura e desenvolvimento de um modo geral por parte dos alunos que são o foco principal do Programa.
Teixeira/PB, 15 de agosto de 2009
Faço minhas as palavras da Professora-Formadora, Madalena, em seu relatório.
Vejam as fotos da Oficina do TP3:
Formadora, Madalena, iniciando os trabalhos...